drawings notebook




Desenhos de uma tarde de domingo.

Pale Flowers

Pale Flowers - Gif animado by Marita Moreno Ferreira (all rights reserved)

Memórias: Desnud'Arte, Oeiras

Lagar d'Azeite, Oeiras, 1998
Alguns dos artistas que se juntaram no bonito espaço do Lagar d'Azeite, em Oeiras, para mostrar o seu trabalho: António Moutinho, José Rodrigues, Catherine Labey, Gil Cruz, José Zan Andrade, Dulha Cruz, Victor Silva e Sousa, ..., Jeannie B. Black, ..., ..., ..., Marita Moreno Ferreira, Luís Rosa Mendes.




Boca de Cena, exposição com Gil Andrade Cruz no Teatro Mirita Casimiro, Monte Estoril, Junho a Julho de 2013.

Obras: Público (Aguarela), Ensaio (Aguarela), Boca de Cena (Aguarela), Cats (Aguarela), O Mouro de Veneza (Aguarela), Guarda-roupa (Acrílico sobre tela), Leitura (Acrílico sobre tela), Midnight summer dream (Acrílico sobre tela) e Tudo no jardim (Acrílico sobre tela).

Sunshine Painting Afternoon


Doing something we like always makes us feel on the top of the world.

playing with color



Blog entries with illustrations always look better to me. My own seem appropriate.

'burning secrets'

Projecto de exposição de pintura Burning Secrets, para a livraria Barata Técnica, na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte de Caparica.

Projecto:

Segredos, magia, milagres, são coisas de que todos precisamos na vida, sobretudo nesta altura de grandes desencantos, grandes crises e necessidades.
Secrets we know
O projecto Burning Secrets (ou Segredos Ardentes) é, por isso, uma espécie de colecção de possíveis receitas para esses males e desencantamentos. São os vestígios de magia que todos conhecemos. Em sete telas, apresento algumas delas, de forma bem-humorada, relacionando-as com o meu universo, que é também o dos portugueses e do mundo.
So we sail
O primeiro trabalho, Secrets we know, em tons de azul, convoca os segredos que todos julgamos saber que existem para lá das aparências e das exigências do dia-a-dia. O azul, que sugere profundidade e, implicitamente, o que está escondido, é uma espécie de “prova” de que os segredos existem e, no fundo, terão algum poder de nos esclarecer e resgatar de uma realidade que nos assusta e nos torna infelizes.
Miracles happen
So we sail, que toma por referência os Descobrimentos e a grandeza da iniciativa portuguesa a partir do século XV, é um apelo a um passado que jamais deixará de nos honrar. Ainda cheio de mistérios, sob a égide de um cristianismo expansionista, mas cheio de receitas misteriosas e poderosas que nos permitiram ver o mundo de uma forma global, e não apenas como o quintal de feudos em perpétuas desavenças.
I never promised you a rose garden
A terceira tela, Miracles happen, que é a imagem da exposição, é um apelo à fé. Não a cristã, mas na generosidade do universo. Afinal, somos apenas aquilo que a nossa imaginação e a nossa fé nos permitem ser.
The Power of Love
All the good words
Já o quarto trabalho, I never promised you a rose garden, é um aviso à actual tendência para encarar tudo de uma forma simplista. Afinal, a moeda tem sempre um reverso e é muita ingenuidade seguir pela vida como se todas as coisas fossem apenas boas ou más. Virtude e maldade coexistem em tudo e todos.
The power of love, criado como uma imagem da Geração das Flores e das contestações de rua, com os seus cartazes pintados à mão, debita uma série de conceitos e frases-chave, ilustrando o poder de algumas verdades, mesmo quando mascaradas de alguma ingenuidade.
Dreaming a little dream of me
Em All the good words, palavras escritas nas espirais de flores amarelas como girassóis, o apelo é o do conhecido provéribio: falai no mau, pegai num pau; ou da sua contrapartida: falai no bem, que ele vem também.
Por fim, em Dreaming a little dream of me, surge o contraste das cores vivas e formas simplificadas, a reclamar um pouco da magia original da vida para um projecto pessoal.
Burning Secrets pode ser encarado como um conjunto de fábulas sobre as boas práticas de vida, em oposição ao desespero e à desorientação que, aparentemente, dominam os nossos dias.